Digite sua busca

Fechar
Evento

Webinário: A Crise Climática e a Amazônia

28/05/2021

Na segunda-feira, 7 de junho, das 10 às 12h, acontece o webinário “A Crise Climática e a Amazônia“, gratuito e aberto ao público interessado.

Entre os convidados estão o professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP, que atua principalmente nas questões de mudanças climáticas globais e meio ambiente na Amazônia, e o climatologista e meteorologista José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), especialista em mudanças climáticas e Amazônia.

A atividade é fruto do Acordo de Cooperação Técnico-Educacional entre a Ecofalante e a USP, consolidado em 2018 por meio do Programa Ecofalante Universidades, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA-USP) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU-USP).

Além da transmissão ao vivo no canal do Youtube da SGA (link: https://www.youtube.com/watch?v=rWupVDszAyE), quem desejar participar da sala do debate (evento é aberto e gratuito) que ocorrerá na plataforma Zoom, poderá se inscrever no seguinte link: https://ecofalante.org.br/workshop/httpsecofalante-org-brworkshopwebinario-a-crise-climatica-e-a-amazonia.

Paulo Artaxo (Convidado)

Professor titular em Física Atmosférica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade Harvard (EUA), Artaxo é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da World Academy of Sciences (TWAS) e de oito painéis científicos internacionais, entre eles o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) – onde integrou a equipe vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2007.

José Marengo (Convidado)

José Antonio Marengo Orsini é Pesquisador 1-A do CNPq. Atualmente é pesquisador titular e Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento no CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, onde trabalha com eventos extremos, desastres naturais e redução de risco aos desastres. É professor na pós graduação do INPE. É membro de vários painéis internacionais das Nações Unidas (IPCC, WMO).

Herton Escobar (Mediador)

Herton Escobar é um jornalista profissional, especializado na cobertura de ciência e meio ambiente. Graduado em jornalismo pela Western Michigan University (WMU), com formação complementar em jornalismo científico pelo Marine Biological Laboratory (MBL) e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi por quase 20 anos repórter do jornal O Estado de S. Paulo, com mais de 2 mil reportagens publicadas em formato impresso e digital, sobre uma grande variedade de temas. Desde janeiro de 2015 é colaborador internacional da revista Science, nos Estados Unidos. Atualmente trabalha na Universidade de São Paulo, como repórter especial da Superintendência de Comunicação Social.

Últimas notícias