Digite sua busca

Fechar

USP Lorena

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP localizada na cidade de Lorena, situada no Vale do Paraíba, apresenta uma média de 1,6 mil alunos por ano, com os cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia Física e Engenharia Química.

A EEL possui 8,1 hectares de área de preservação permanente (APP), sendo 2,4 hectares de mata ciliar em estágio inicial, ao lado do Rio Paraíba do Sul. Já estão em andamento pelo Departamento de Botânica do IB ações para início do inventário da fauna e flora no campus.

Recentemente, foi realizada obra para construção da “Bica de Ouro”, para restauro da mina d’água e seu entorno, nascente localizada no campus e que faz parte da história e está no caminho da Estrada Real.

Área de preservação permanente da USP de Lorena | Fonte: Ortofotos do Instituto de Geografia e Cartografia (IGC) do ano de 2010 e 2011

Os esgotos domésticos são tratados por Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) instalada no próprio campus, da ordem de 80m3/dia, por processo de lodos ativados em batelada. O lodo produzido na ETE é desaguado em leitos de secagem e depositado como condicionador de solo nas áreas próximas às margens dos rios próximos à instituição.

Atualmente, os resíduos químicos gerados são estocados na unidade, estudos estão sendo realizados, em parceria com a Prefeitura do campus da USP em São Paulo, para elaboração de um plano gestão.

O restaurante universitário serve 750 refeições por dia, é terceirizado, chegando a mais de 950 em dias de maior demanda. Essa demanda é crescente e exige constante levantamento de dados para análise do desperdício de alimentos e da aceitação dos pratos servidos. O projeto “Programa Prato Limpo” nasceu no segundo semestre de 2015, desde então, diversas ações vêm sendo executadas: pesagem diária do resto (almoço e jantar), campanhas de conscientização, entre outras. Todas a ações com a finalidade de reduzir o desperdício.

Os resíduos eletrônicos são armazenados e enviados para o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (CEDIR), localizado na USP-SP. Está em andamento projeto para reciclagem de eletrônicos em parceria com a Prefeitura de Lorena.

No ano de 2017 foi criada a Comissão Técnica de Gestão Ambiental, a pedido da Superintendência de Gestão Ambiental da USP para implantação da Política Ambiental da USP.

Acesse o site da USP Lorena: https://site.eel.usp.br/