Digite sua busca

Fechar

UI GreenMetric

O UI GreenMetric World University Ranking é um ranking universitário mundial criado pela Universitas Indonésia (UI) em 2010 com a finalidade de medir os esforços de sustentabilidade dos campi. Com isso, pretende-se criar uma pesquisa on-line para retratar programas e políticas de sustentabilidade em universidades de todo o mundo.

O ranking foi baseado, em termos gerais, na estrutura conceitual de Meio Ambiente, Economia e Equidade e seus indicadores e critérios de ponderação pretendem ser aplicáveis a todos os parceiros.

O UI GreenMetric é reconhecido como o primeiro ranking e única classificação universitária mundial em sustentabilidade. Na edição de 2010, o ranking contou com a participação de 95 universidades de 35 países. Este número aumentou para 516 em 2016 e em 2017, o ranking classificou 619 universidades de 74 países. Em 2018, foram avaliadas 719 instituições de 81 países. Líder no Brasil e em 23o lugar na classificação geral, a USP destacou- se como uma das universidades mais sustentáveis do mundo – subiu cinco posições em relação à 2017 e manteve-se em primeiro lugar entre as brasileiras, com destaque para ações voltadas às áreas verdes de seus campi. Com progressos constantes em inventariar dados sobre sustentabilidade nos campi, no ano de 2020 a USP atingiu a 13º colocação na classificação geral.

A classificação tem como objetivos principais:

  • Contribuir para os discursos acadêmicos sobre sustentabilidade na educação e ecocampi;
  • Promover uma mudança social encabeçada pelas universidades no que tange à questão da sustentabilidade;
  • Ser uma ferramenta de auto avaliação sobre a sustentabilidade do campus para instituições de ensino superior em todo o mundo; e
  • Informar os governos, as agências ambientais internacionais e locais e a sociedade sobre os programas de sustentabilidade no campus.

Qualquer universidade compromissada com as questões de sustentabilidade pode participar do ranking anual da UI.

Egida GreenMetric UI: https://egida.usp.br/greenmetric/