', 'usp.br', {'name': 'blog_ID_103'}); ga('blog_ID_103.send', 'pageview'); ga('send', 'pageview');

TCHAU, COPINHO!

Restaurantes da USP na capital deixam de fornecer copos descartáveis em 2021

A Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP irá abolir o uso do copo plástico descartável dos oito restaurantes universitários da capital paulista. Na prática, quando a medida entrar em vigor, em 1º de janeiro de 2021, 235 mil copos deixarão de ser descartados todos meses nos campi do Butantã, Quadrilátero-Direito e USP Leste. Estudantes que frequentam os restaurantes da USP serão incentivados a adotar recipientes reutilizáveis em lugar do copo descartável, como canecas de metal (alumínio ou inox) ou copos feitos de polipropileno (plástico reciclável).

A medida segue deliberação recente da Reitoria da USP e da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), que proíbe o fornecimento de copos e outros utensílios de plásticos descartáveis nos campi da Capital, e da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que, com a Lei Municipal nº 17.261, passa a proibir o fornecimento de copos, pratos, talheres e outros itens descartáveis em hotéis, restaurantes, bares, padarias, buffets infantis, clubes noturnos e outros estabelecimentos comerciais.

Os copos descartáveis estão entre os resíduos sólidos menos reciclados em todo o planeta e demoram, em média, entre 250 e 400 anos para se decompor na natureza. Além disto, os copos descartáveis têm em sua composição substâncias que podem fazer mal à saúde. No Brasil,  a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que são descartados em torno de 21 mil toneladas por dia de resíduos plásticos; apenas 8,2 por cento desse total é recuperado para reciclagem.

Os restaurantes terão instaladas pias para que estudantes possam lavar as suas canecas e copos reutilizáveis; as pias também poderão ser utilizadas para higienização das mãos – importante para auxiliar na prevenção do novo coronavírus. Os calouros da USP em 2021 também receberão, na matrícula, canecas do programa USP Recicla. Também haverá mudanças nas Unidades de Ensino: estabelecimentos que oferecem alimentação deverão deixar   de   fornecer   materiais   descartáveis,   ressalvada   a   possibilidade   de  produtos biodegradáveis. Além disso, os setores de compras e financeiros das unidades deixarão de adquirir materiais descartáveis de plástico para uso cotidiano.

Tchau, copinho!

Para divulgar o fim do uso dos copos descartáveis nos restaurantes da USP, a SAS e a  SGA  se  juntaram  à Escola de Comunicações e Artes da USP para lançar a campanha Tchau, copinho!. A campanha tem o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da FEA Social e de outras entidades estudantis.

Os vídeos, gifs, infográficos, figurinhas e fotos da campanha abordam o assunto com  os  estudantes  de  forma  leve  e,  por vezes, bem-humorada, equilibrando a divulgação de informações importantes sobre os impactos dos descartáveis no meio ambiente, detalhes da implantação da medida nos restaurantes da USP e e a importância do engajamento de toda comunidade nesta causa.

Tchau, copinho! está sendo veiculada nas redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails da comunidade USP; em 2021, após o retorno às atividades presenciais no campus, deve incluir também mensagens nos restaurantes e mobiliários urbanos do campus (totens de madeira e relógios digitais).

 

Para os interessados em impulsionar esta campanha faça o download do Kit Mídia com materiais (vídeo, infográfico, gifs e figurinhas) para divulgação.

   

 

 

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *