Projetos de gestão ambiental nos campi da USP serão discutidos em evento

Promovido pela Superintendência de Gestão Ambiental, no dia 16 de dezembro, às 8h30, evento terá transmissão pelo Canal da SGA no YouTube

Por Brenda Marchiori

Campus da USP em São Paulo, no bairro do Butantã – Foto: USP Imagens

A Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP promove, no dia 16 de dezembro, às 8h30, o Workshop sobre Iniciativas de Gestão Ambiental na USP, com a participação das diversas unidades e campi da Universidade. O evento terá transmissão on-line pelo Canal da SGA no Youtube neste link.

Há mais de 20 anos, a USP iniciou sua atuação na gestão ambiental priorizando a redução de seus impactos ambientais. Apesar de essas ações terem maior destaque a partir da década de 1990, foi com a criação da SGA, em 2012, que as atividades ganharam status institucional e tornaram-se parte integrante de diversas ações nos campi da USP.

Em 2020, foi lançado o Edital SGA 01/2020, para projetos que visavam a mitigar e compensar a emissão de gases de efeito estufa dentro da USP, sendo aprovados 15 projetos, com tempo de execução de 24 meses. Este ano, foi lançado o Edital SGA 01/2021 para projetos de ações de manejo de reservas ecológicas, com seis projetos aprovados, sendo dois no Campus Luiz de Queiroz, um no Campus Fernando Costa, um em Ribeirão Preto e outro no Parque Cientec, também com tempo de execução de 24 meses.

Nesse sentido, o evento tem como objetivo ampliar a troca de experiências entre os envolvidos nos projetos e dar conhecimento tanto à comunidade USP quanto à comunidade externa sobre o andamento deles. Além de compartilhar e dar visibilidade às ações de sustentabilidade na Universidade, com a apresentação dos resultados parciais dos projetos aprovados pelos Editais sobre mitigação e compensação da emissão de gases de efeito estufa e sobre ações de manejo em reservas ecológicas, promovidos pela SGA.

De acordo com a programação, a abertura do evento será às 8h30, com a participação do vice-reitor Antônio Carlos Hernandes; às 8h45, começarão as apresentações de projetos para a mitigação e compensação da emissão de gases de efeito estufa; a discussão dos projetos apresentados terá início às 11h30; às 12h, o evento fará uma pausa para o almoço, retornando às 14h com as apresentações de projetos para ações de manejo em reservas ecológicas; a discussão dos projetos apresentados será às 15h30, seguida pelo encerramento, às 16h.

Haverá transmissão simultânea pelo YouTube da SGA neste link

Políticas ambientais na USP

A Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) foi criada, em 2012, com o objetivo de planejar, implantar, manter e promover a sustentabilidade ambiental nos campi da USP. Desse modo, busca incorporar a dimensão ambiental da sustentabilidade a todas as políticas, planos e atividades da Universidade, sejam elas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão ou gestão, assumindo vários compromissos, dentre eles: estimular a promoção de pesquisas, tecnologias e ações na área ambiental; favorecer ações de cooperação e incentivo na conservação dos recursos naturais da Universidade; incentivar projetos para a promoção da governança ambiental dentro dos campi; bem como participar do processo de educação visando à sustentabilidade de forma participativa.

Em 2018, com a publicação da Política Ambiental da USP, vislumbrou-se uma gestão ambiental mais eficiente, integrada e em acordo com os princípios da Universidade. Norteadas pelos instrumentos técnicos contidos nesta política, várias ações ambientais são implementadas pela SGA, sendo uma delas o lançamento de editais com a finalidade de promover e incentivar o desenvolvimento de ações que tornem os campi da USP exemplos de laboratórios vivos de sustentabilidade para as cidades nas quais estão inseridos e avançar nas questões de sustentabilidade na Universidade.

Mais informações: sga.webhostusp.sti.usp.br

Matéria original: https://jornal.usp.br/universidade/projetos-de-gestao-ambiental-nos-campi-da-usp-serao-discutidos-em-evento/