Digite sua busca

Fechar

Programa de Uso Eficiente dos Recursos Hídricos e Energéticos (PUERHE)

O Programa de Uso Eficiente dos Recursos Hídricos e Energéticos (PUERHE) e Programa de Uso Racional de Energia e Fontes Alternativas (PUREFA) foram criados para tornar mais eficiente o uso e a gestão de recursos nos campi da USP; enquanto o PUERHE trata tanto de energia como de recursos hídricos, o PUREFA está focado em energia elétrica e na implementação de fontes renováveis de energia.

O PUERHE faz uso de medidas físicas e tecnológicas para avaliar e gerenciar o consumo; de campanhas de conscientização que objetivam o uso racional dos recursos. As ações voltadas à gestão dos recursos hídricos dividem-se em três categorias principais: tecnologia – medidas para diminuição do consumo e das perdas físicas de água; mobilização – divulgação das ações em curso e campanhas de conscientização; e gestão da demanda de água – acompanhamento de consumo e estabelecimento de correlações com parâmetros de controle, e medidas para a redução de demanda, como a retroalimentação de sistemas e a recomendação de dispositivos reguladores de vazão.

Redução da demanda média mensal de água na CUASO | Dados: PUERHE-USP

Em relação aos recursos energéticos, o PUERHE estabelece diretrizes de sistemas e equipamentos, como de iluminação e de ar condicionado, buscando melhorar a eficiência e reduzir o consumo de energia, além de projetos para a ampliação do uso de energias renováveis. São, ainda, fornecidos subsídios para a gestão financeira, como suportes para a contratação de energia das concessionárias e para a gestão de faturas, de forma a facilitar sua conferência e evitar cobranças indevidas.

Evolução do consumo e das despesas com energia elétrica e da área construída total – USP
Dados: PUREFA-USP