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Pessoas que Aprendem Participando (PAP)

Iniciado em 2013, por meio de uma parceria entre a SGA e a Escola Técnica e de Gestão da USP, a formação socioambiental de servidores técnicos e administrativos da USP trata-se de um processo educativo que se estrutura em um sistema de rede formado por “Pessoas que Aprendem Participando” (PAP). A rede adota uma arquitetura de capilaridade, com base em processos multiplicadores, dialógicos e participativos.

A formação inclui três dimensões que se correlacionam: conceitual, por meio de aprofundamentos teóricos e leituras; situacional, por meio de diagnóstico socioambiental participativo em cada território; e operacional, por meio de desenvolvimento de cursos e práticas no local de trabalho.

Nesse processo formativo, um Grupo de Trabalho central e intercampi (PAP1), constituído por docentes e servidores da área de educação e meio ambiente, fomenta e coordena um processo de formação socioambiental junto aos servidores dos campi da USP (PAP2). Por meio de cursos e práticas monitoradas sob a tutoria dos PAP 1 e dos PAP 2, com a colaboração de especialistas, gestores ou professores convidados, ocorre a formação de outros grupos de servidores (PAP3) nos campi.

Por meio de atividades socioambientais formativas, os PAP3 têm o compromisso de desenvolver ações educadoras buscando alcançar os demais servidores em seus respectivos campi (PAP4).

Assim, o PAP objetiva fomentar ações sustentáveis na gestão universitária e oferecer subsídios para a ampliação da consciência acerca das problemáticas socioambientais e a responsabilidade individual e coletiva sobre este cenário.

Acesse o site: http://www.educacaoambiental.sga.usp.br/