more and more people began to pursue fashional style rolex oyster perpetual m124300 0007 unisex rolex calibre 2836 2813 hands and markers tono argento.there are many different aaa Lichtgevende Vape Mods.

Digite sua busca

Fechar
Notícia

Tchau, copinho!

Restaurantes da USP na capital deixam de fornecer copos descartáveis em 2021

A Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP irá abolir o uso do copo plástico descartável dos oito restaurantes universitários da capital paulista. Na prática, quando a medida entrar em vigor, em 1º de janeiro de 2021, 235 mil copos deixarão de ser descartados todos meses nos campi do Butantã, Quadrilátero-Direito e USP Leste. Estudantes que frequentam os restaurantes da USP serão incentivados a adotar recipientes reutilizáveis em lugar do copo descartável, como canecas de metal (alumínio ou inox) ou copos feitos de polipropileno (plástico reciclável).

A medida segue deliberação recente da Reitoria da USP e da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), que proíbe o fornecimento de copos e outros utensílios de plásticos descartáveis nos campi da Capital, e da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que, com a Lei Municipal nº 17.261, passa a proibir o fornecimento de copos, pratos, talheres e outros itens descartáveis em hotéis, restaurantes, bares, padarias, buffets infantis, clubes noturnos e outros estabelecimentos comerciais.

Os copos descartáveis estão entre os resíduos sólidos menos reciclados em todo o planeta e demoram, em média, entre 250 e 400 anos para se decompor na natureza. Além disto, os copos descartáveis têm em sua composição substâncias que podem fazer mal à saúde. No Brasil,  a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que são descartados em torno de 21 mil toneladas por dia de resíduos plásticos; apenas 8,2 por cento desse total é recuperado para reciclagem.

Os restaurantes terão instaladas pias para que estudantes possam lavar as suas canecas e copos reutilizáveis; as pias também poderão ser utilizadas para higienização das mãos – importante para auxiliar na prevenção do novo coronavírus. Os calouros da USP em 2021 também receberão, na matrícula, canecas do programa USP Recicla. Também haverá mudanças nas Unidades de Ensino: estabelecimentos que oferecem alimentação deverão deixar   de   fornecer   materiais   descartáveis,   ressalvada   a   possibilidade   de  produtos biodegradáveis. Além disso, os setores de compras e financeiros das unidades deixarão de adquirir materiais descartáveis de plástico para uso cotidiano.

Tchau, copinho!

Para divulgar o fim do uso dos copos descartáveis nos restaurantes da USP, a SAS e a  SGA  se  juntaram  à Escola de Comunicações e Artes da USP para lançar a campanha Tchau, copinho!. A campanha tem o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da FEA Social e de outras entidades estudantis.

Os vídeos, gifs, infográficos, figurinhas e fotos da campanha abordam o assunto com  os  estudantes  de  forma  leve  e,  por vezes, bem-humorada, equilibrando a divulgação de informações importantes sobre os impactos dos descartáveis no meio ambiente, detalhes da implantação da medida nos restaurantes da USP e e a importância do engajamento de toda comunidade nesta causa.

Tchau, copinho! está sendo veiculada nas redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails da comunidade USP; em 2021, após o retorno às atividades presenciais no campus, deve incluir também mensagens nos restaurantes e mobiliários urbanos do campus (totens de madeira e relógios digitais).

Para os interessados em impulsionar esta campanha faça o download do Kit Mídia com materiais (vídeo, infográfico, gifs e figurinhas) para divulgação.

Últimas notícias