Digite sua busca

Fechar

International Sustainable Campus Network

A International Sustainable Campus Network – ISCN –, fundada em janeiro de 2007, é uma associação sem fins lucrativos constituída por faculdades e universidades de mais de 30 países, que trabalham em conjunto para integrar sustentabilidade à operação dos campi, assim como às atividades de pesquisa e ensino.

O conselho governante da ISCN é composto por representantes das universidades que atuam como co-host. Há, também, um Comitê Consultivo, do qual participam membros eleitos de todas as universidades da rede.

A rede instituiu grupos de trabalho liderados por renomados professores e pela equipe das instituições participantes de todo o mundo com a finalidade de debater questões críticas e facilitar a promoção dos três princípios da ISCN- GULF Sustainable Campus Charter, redigida no final de 2009, fruto de uma parceria da ISCN com o Global University Leaders Forum:

  • Princípio 1: Demonstrar respeito pela natureza e pela sociedade: a sustentabilidade deve ser uma parte integrante das decisões de planejamento, construção, renovação e operação de edifícios no campus.
  • Princípio 2: Assegurar o desenvolvimento sustentável do campus a longo prazo: o planejamento e as metas no campus devem incluir objetivos ambientais e sociais.
  • Princípio 3: Alinhar a missão central da organização com o desenvolvimento sustentável: serviço, pesquisa e educação devem estar conectados para criar um verdadeiro “laboratório vivo” para a sustentabilidade.

As instituições empenhadas em moldar o mundo de amanhã, dotadas da tecnologia e das ferramentas necessárias, compreendem que têm o papel de liderar o avanço do conhecimento. Isso inclui desenvolver e utilizar seus campi de forma coerente com seus objetivos para um futuro sustentável. Os programas de sustentabilidade do campus tornam-se mais sofisticados; há uma crescente necessidade de compartilhar experiências e o desempenho de resultados, o que requer conversas contínuas em redes de estudiosos e profissionais de renome.

A missão da rede ISCN é fornecer um fórum global para apoiar as principais faculdades, universidades e campi corporativos no intercâmbio de informações, ideias e melhores práticas para alcançar operações sustentáveis no campus e integrar a sustentabilidade à pesquisa e ao ensino.

Em 2016 a USP foi agraciada pela rede com o prêmio Sustainable Campus Excellence Award. A Universidade foi vencedora na categoria “Excelência no Campus”, tendo sido reconhecida pelo trabalho desenvolvido por docentes, servidores técnicos administrativos e alunos com a Política Ambiental da USP.

No ano de 2019, pela primeira vez na América Latina, a Conferência da rede ISCN ocorreu no Brasil, organizada e sediada pela USP por intermédio da SGA. O tema “Parcerias para o Progresso” teve por objetivo proporcionar aos participantes oportunidades de compartilhar trabalhos e dialogar com os demais agentes presentes as experiências mais relevantes da sua instituição com o tema. Esta 13º edição da Conferência contou com a representação de mais de 30 instituições de diferentes regiões do mundo.

Website: https://www.international-sustainable-campus-network.org