Digite sua busca

Fechar

Histórico dos Superintendentes

Tercio Ambrizzi (2018-Atual)

Tercio Ambrizzi concluiu o doutorado em Meteorologia pela Universidade de Reading em 1993. Foi Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (período 2009-2013) e Professor Titular do Departamento de Ciências Atmosféricas em Dedicação Integral no IAG/USP.

Foi Chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas em dois períodos (1997/1999 e 2001/2005). Membro da Comissão de Pesquisa do IAG e do Conselho de Departamento. Foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Meteorologia (período 2002 – 2006), vinculada a Sociedade Brasileira de Meteorologia.

Publicou dezenas de artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui vários capítulos de livros publicados. Orientou várias dissertações de mestrado, teses de doutorado e pós-doutorado, além de ter orientado trabalhos de iniciação científica na área de Geociências. Tem coordenado projetos nacionais e internacionais de pesquisa.

Atua na área de Ciências Atmosféricas, com ênfase em Meteorologia Dinâmica, Modelagem Numérica da Atmosfera e Climatologia. Em suas atividades profissionais interagiu com numerosos colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Coordenador do Grupo de Estudos do Clima – GrEC no IAG/USP.

Autor principal de um dos relatórios de mudanças climáticas regionais encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente em uma parceria entre USP e CPTEC/INPE e revisor do Relatório de Impactos do IPCC em 2007 e 2013. Indicado para coordenar o Grupo de Trabalho 1 – Base Científica das Mudanças Climáticas do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas pelo Governo Federal (Portaria interministerial dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente) compondo o Comitê Científico.

É coordenador do INCLINE (INter-disciplinary CLimate INvestigation cEnter) Núcleo de Apoio a Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Patrícia Faga Iglecias Lemos (2016-2018)

Professora Associada do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Possui Livre-Docência (2011), Doutorado (2007) e Mestrado (2002) pela mesma instituição. Pesquisadora líder do Grupo de Estudos Aplicados ao Meio Ambiente: tutelas preventiva e reparadora de danos (USP) e Vice-Coordenadora do Centro de Estudos sobre Desastres – CEPED (USP).

Orientadora dos cursos de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito da USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM), associado ao Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP, atua ainda como Diretora do Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU na Universidade de São Paulo.

Foi Superintendente de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo de 2016 a 2018 e Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre os anos de 2015 e 2016.

Autora de diversas obras, com destaque para o livro Resíduos Sólidos e Responsabilidade Civil Pós-consumo (2014), suas principais áreas de atuação são: consumo sustentável; responsabilidade civil de resíduos sólidos e pós-consumo; responsabilidade solidária; nexo de casualidade; áreas contaminadas; responsabilidade civil por danos ao meio ambiente; compensação ambiental.

Desde 2019 assume a presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

Marcelo de Andrade Roméro (2014-2016)

Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP desde 2001; Doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com estágio no Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial de Lisboa (Portugal); Mestre (1990) em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Instituto Claretiano de Ensino (2013); Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Brás-Cubas (1981).

Foi Superintendente de Gestão Ambiental da USP no período de 2014 a 2016; Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2010-2014); Vice-Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2006-2010); Chefe do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2002-2006). Foi Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP (2016-2018).

Coordena o Grupo de Trabalho Internacional – ECO CAMPUS da Rede WC2 – World City World Class da City University of London (desde 2012); desenvolve pesquisas na área de Eco Campus com os Estados Unidos, Itália, Alemanha, Austrália, China e México; tendo atuado como pesquisador em várias instituições no Brasil, em Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Berlim, Rússia e Hong Kong.

Welington Braz Carvalho Delitti (2012-2014)

Professor Titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP desde 2011, Doutorado em Ecologia (1984), Mestrado (1982) e Graduação (1977) em Ciências Biológicas, todos pela USP. Realizou Pós-Doutorado no Centro de Estudios Ambientales del Mediterraneo, CEAM, (1997-2000) e na Universidade de Leon, Espanha, UNILEON (1997), ambos na Espanha.

Foi Superintendente de Gestão Ambiental da USP no período de 2012 a 2014; Diretor do Instituto de Biociências da USP (2007 – 2011) e Vice-Diretor do Instituto de Biociências da USP (2011 – 2015).

Atua na área de Ecologia com ênfase em ecologia de ecossistemas, ciclagem de nutrientes, restauração ecológica e limnologia. Possui vasta produção científica, orientação de Graduação e Pós-Graduação, participação em concursos públicos, organização de eventos e entrevistas. Destaque para participação no livro “Febre maculosa: dinâmica da doença, hospedeiros e vetores”. É autor do livro publicado em 2017 pela EDUSP intitulado “Reservas Ecológicas da Universidade de São Paulo”, que traz descrição do ambiente físico, da vegetação e da fauna das reservas ecológicas da Universidade de São Paulo, documentando seus aspectos mais relevantes com mapas e fotografias.