GreenMetric 7 a 8 junho 2018

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universidade da Indonesia, com o objetivo de permitir uma pesquisa online das condições e políticas atuais relacionadas à sustentabilidade das universidades em todo o mundo. Os resultados são coletados por dados numéricos, que são analisados ​​em pontuações que refletem os esforços sustentáveis realizados pela instituição. Essa iniciativa permite a comparação entre universidades do mundo todo, facilitando os incentivos para melhorar os esforços em direção à sustentabilidade.

Em 2017, 619 universidades de 75 países participaram do UI GreenMetric World University, com 64 universidades da América Latina e 17 universidades brasileiras.

Em Agosto de 2017 foi realizado o Brazilian National Technical Workshop of UI GreenMetric para incentivar uma maior participação de universidades latino americanas no UI GreenMetric. Várias instituições participaram do encontro, mostrando grande potencial como fórum de troca de experiências e aprendizado coletivo.

Não há dúvidas sobre a importância de criação de uma Rede de Universidades com ações e interesse no tema da Sustentabilidade nas Universidades, no contexto brasileiro e latino-americano. Assim, neste ano, continuando os diálogos já iniciados no ano passado, o encontro objetiva estruturar a rede de instituições que atuam no tema, além de apresentar avanços em pesquisa, ensino e extensão relacionados à promoção da Sustentabilidade nas Universidades.

O evento “II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018”, que tem como base o fortalecimento dessa rede, também permitirá que as universidades mostrem suas iniciativas, destacando suas experiências, resultados e dificuldades com os esforços para abordar a questão da sustentabilidade dentro de seus campi.

O II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018 será realizado em 7 e 8 de Junho. O primeiro dia, no Auditório do Jardim Botânico de São Paulo, será reservado para o workshop de estruturação da rede com convites dirigidos às reitorias das universidades interessadas e representantes por elas indicados. No segundo dia, a ser realizado no Auditório do IEE/USP, o seminário será aberto ao público, como fórum para apresentação de casos, dificuldades e desafios na construção de campi mais sustentáveis.

O “II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil” tem como objetivos:

• Formar redes estratégicas no Brasil e na América Latina, que permitirão trabalhos conjuntos na rede UI GreenMetric World University Ranking;
  • Incentivar as universidades a colaborarem e aprenderem umas com as outras para lidarem com questões de sustentabilidade;
  • Proporcionar uma oportunidade para comunicação e apresentação de trabalhos e compartilhamento das melhores práticas na criação de uma condição sustentável nas universidades.

Para obter mais informações acesse: GreenMetric 2018