', 'usp.br', {'name': 'blog_ID_103'}); ga('blog_ID_103.send', 'pageview'); ga('send', 'pageview');

Guias e manuais

Feira_BarganhaAprenda a fazer: Feira da Sucata e da Barganha.

Consiste em um evento para troca, compra e venda de objetos usados que normalmente seriam descartados ou desprezados. É pautado pelo princípio dos 3Rs, priorizando a Redução do consumo e do desperdício e a Reutilização de materiais antes da Reciclagem.

Clique aqui para fazer o download do arquivo [PDF].

 

 

 

Coleta_SeletivaColeta seletiva: não é a reciclagem de um material nem sua separação.

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de materiais recicláveis, já separados na fonte geradora. É feita, em geral, por cooperativas de catadores, prefeituras municipais, entidades ou sucateiros, em dias e horários pré-determinados, com o intuito de encaminhá-los para a reciclagem ou outro tratamento alternativo.

Clique aqui para fazer o download do arquivo [PDF].

 

 

 

Capa_TaNaMao

Tá na Mão: um Manual Básico da Gestão de Resíduos no Campus da USP de Ribeirão Preto

Publicação direcionada a todos aqueles que se interessam pela questão do lixo e que se sentem corresponsáveis pela gestão dos seus resíduos.

Clique aqui para fazer o download do arquivo [PDF].

 

 

 

Guia_Sao_Carlos

Guia Pratico de Minimização e Gerenciamento de Resíduos do Campus USP São Carlos – O guia visa informar os leitores sobre os tipos existentes de resíduos, os aspectos envolvidos em seu gerenciamento e instrumentalizá-los para minimizar sua geração apresentando as formas mais adequadas de tratamento e disposição.

Embora o Guia tenha como foco os resíduos da universidade, ele pode ser útil para outras instituições, como empresas, escolas, órgãos governamentais etc.

Clique aqui para fazer o download do arquivo [PDF].

 

 

 

Guia_Residuos_Luiz_de_QueirozGuia Para Gerenciamento de Resíduos Campus “Luiz De Queiroz” –  Muitos membros da comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” perguntam sobre o que fazer com os resíduos gerados, sobre as alternativas existentes para diminuir ou descartar os resíduos produzidos no dia-a-dia e sobre os responsáveis.

A proposta deste Guia é esclarecer sobre os procedimentos para minimização e encaminhamento de resíduos, tornando essas rotinas intrínsecas às atividades dos docentes, funcionários, estudantes e demais membros da comunidade local. Espera-se gradativamente que este processo contribua para a construção de um programa de gestão integrada com responsabilidade compartilhada para o gerenciamento de resíduos no Campus.

Clique aqui para fazer o download do arquivo [PDF].

 

 

3Rs3Rs

Minimizando resíduos com a Redução, a Reutilização e a Reciclagem de materiais.

“Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. Ter menos lixo significa ter mais cultura, menos símbolos de status, mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente; mais esporte, menos material esportivo; mais qualidade, menos quantidade; mais charme, menos maquiagem” (Gilnreiner, 1992)

Saiba mais: clique aqui e obtenha a versão em PDF.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *